Ensemble de Percussão do Conservatório

O Ensemble de Percussão do Conservatório foi constituído em novembro de 2003 pela motivação e empenho dos alunos em enriquecer e explorar outros domínios e géneros musicais.

Atualmente é constituído por 8 jovens e o seu repertório é essencialmente dedicado à música latina, à qual foi incluída uma viola baixo por forma a enriquecer o projeto. Desde o ano 2006 este Ensemble tem trabalhado percussão corporal.

Tem atuado em diversas ocasiões e festivais nas Ilhas da Madeira e Porto Santo, e em conjunto com outros grupos da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, destacando-se os espetáculos “Contágio”, “Contratempo”, “O que faz falta”, entre outros

No seu historial consta também a participação em espetáculos para instituições de solidariedade social, no programa televisivo Atlântida na RTP/Madeira, e com o Ensemble de Percussão da Banda da Zona Militar da Madeira.

A direção artística é da responsabilidade de Eduardo Fernandes.

Diretor Artístico

Eduardo Fernandes

Saber mais…

Eduardo Luis Martins Fernandes nasceu a 13 de Abril de 1978 no Funchal, o seu primeiro contacto com o mundo da música foi aos oito anos de idade numa filarmónica.

Desde então, como autodidata tem tocado em várias Filarmónicas da Madeira, orquestras, e todo o tipo de agrupamentos musicais, também faz «live act» com percussão.

Frequentou o Conservatório escola das artes da Madeira onde estudou clarinete e saxofone e mais tarde teve formação clássica de percussão com o Prof. Rui Rodrigues e Prof. Jorge Garcia.

Fez master-class e workshop com Raul Cardoso, Urbano Oliveira, Nicolas Martyncion, Joel Silva, Alexandre Frazão e Mario Barreiros. Atualmente está a concluir o curso de jazz no mesmo Conservatório.

Ingressou na Banda Militar da ZMM de 1997 a 2005 onde formou em 2003 o Ensemble de Percussão da Banda Militar da ZMM.

No ano 2000 é convidado para lecionar no GCEA atual DSEAM (Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia) e no final de 2003 forma o Ensemble de Percussão da DSEAM.

Desde 2010 que é Diretor Artístico da Orquestra Ligeira da Madeira. Licenciou-se em educação musical no Instituto Superior de Ciências Educativas em 2012.

Ao longo da sua carreira profissional trabalhou com vários Maestros como: Prof. Aquilino Domingos Silva, Major Montesso, Cap. Maurílio Basílio, Tenente Afonso Cerqueira, Maestro Rui Massena, Maestro Jean Sebastien Beréau, Maestro Jorge Salgueiro, etc.

Já tocou com varias formações desde o rock ao jazz , entre elas : Zeus (rock), Dúnia (musica africana), Staff Only (jazz), Black Bog Blues Band (blues).

Destaque para a Menção Honrosa com o “Combo Jazz” do Consevatório Escola das Artes da Madeira Engenheiro Luís Peter Claude, na 14ª Festa do Jazz do São Luíz.

Atuou diversas vezes na Região Autónoma da Madeira, tendo feito varios intercâmbios com varias filarmonicas e grupos no Continente português e estrangeiro.